Blog

Nova Londrina 60 anos de história

26/11/2009 05:14
"ONDE O SONHO COMEÇOU"
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOVA LONDRINA/PR

        

Introdução

Os 60 anos de  História de Nova Londrina/Pr

 

 

          Nos idos de 1930, essa região era mata fechada, com pouquíssimos posseiros (detentores ilegais e legais de terras), existia um “picadão”, que, partindo do Porto São José, no rio Paraná, nos limites do Mato Grosso do Sul, cruzava as terras circunjacentes do atual Município de Nova Londrina.

          Objetivando a extração e o aproveitamento das madeiras de lei abundantes na região e a exploração de suas terras férteis e ubérrimas, no período de 1947 a 1950, estabeleceu-se ali a Empresa Imobiliária Terras e Colonização Paranapanema LTDA., com sede no Rio de Janeiro, dirigida por José Volpato, Antonio Scandelari e Francisco Puglielli. Foi desmembrada e vendida parte para a Imobiliária Nova Londrina LTDA (onde o sonho começou), e parte para a empresa Colonizadora Marilena LTDA.

          Empreendedores e futuristas, os sócios-fundadores da Imobiliária Nova Londrina Ltda.: Silvestre Dresch, Armando Valentim Chiamulera, Ewaldir Bordim, Leopoldo Lauro Bender e Salim Zaidan, eram de espíritos otimistas, de sonhos magnânimos e arrojados.

           Ao constituírem a Sociedade da Empresa Imobiliária Nova Londrina Ltda., formalizaram um Contrato o qual foi registrado  no Cartório - 2º Tabelionato na cidade de Curitiba/PR, na Rua. Marechal Floriano, nº 65, na data de 01 de agosto de 1950. Estabeleceram na cláusula quarta, dentre outros objetivos, a formação de uma cidade, com o nome de Cidade Nova Londrina (Onde a história começou).

            Os fundadores, desbravadores e visionários, não mediram esforços e bravamente enfrentaram as vicissitudes da época, e com maestria venceram todos os obstáculos para tornar aquele sonho real.

             Palmira Eringe Horsths “Maria Mulata”, chegou em Nova Londrina na companhia de Massaioshi  Ota, Luiz Ota, num caminhão Ford 29 (Pé de Bode), que, enfrentando a estrada boiadeira, quase intransitável, o caminhão fundiu o motor e o câmbio. Abandonaram o carro  e a pé cortaram mata à detro... Chegaram na baixada do Rio Tigre onde tinha um acampamento de pescadores... Maria Mulata é considerada como a primeira moradora da cidade. Abriu o primeiro Restaurante e a primeira Pensão.

              As primeiras casas foram erguidas a custo de muito trabalho, empenho e desejo de realização.  Pioneiros vieram de todos os rincões do Brasil. Cada um trouxe consigo sonhos, entusiasmo e esperança de dias melhores. Tudo isso somou para a construção de Nova Londrina.

              Com a dedicação de sua gente e de pessoas influentes na política local e regional, não tardou, e Nova Londrina passou à condição de Distrito, depois foi elevada à condição de Município e finalmente a de Comarca. Conhecida regionalmente como: Nova Londrina - A Rainha do Noroeste.

               Nova Londrina completará 60 anos de História em 01 de agosto de 2010. Nasceu de um sonho construído à base de muita  luta  dos seus fundadores; extraordinária fé de seus pioneiros;  bravura de seus habitantes e a mão do Criador. Foi formada por  brasileiros de costumes e culturas diferentes e de estrangeiros, que, para cá vieram com um mesmo objetivo: levantar uma cidade onde todos pudessem viver em paz, com fartura, dignidade e melhor qualidade de vida.

                Da Instalação do Município em 1956 a gestão do atual prefeito Sr. Dornelis José Chiodelli, são Treze Legislaturas: Poder Executivo -  catorze prefeitos eleitos através do voto direto e quatro que assumiram mandatos; Poder Legislativo: Constituído de nove vereadores para cada mandato.

        

           "Preservar a história é respeitar o nosso passado."

                    

            Prof. Osmar Fernandes
             Escritor e Historiador

>>
<< 1 | 2

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.